O Banco Central (BC) divulgou, nesta quinta-feira (6), mudanças nas regras do Pix que afetam diretamente pessoas físicas e jurídicas com CPF ou CNPJ em situação irregular junto à Receita Federal. As novas regras já estão em vigor.
Bloqueio de chaves para documentos irregulares:
Pessoas e empresas com CPF ou CNPJ em situação irregular não poderão cadastrar novas chaves Pix ou manter chaves já registradas. Isso inclui situações de:
Exclusão de chaves existentes:
O sistema deverá excluir chaves vinculadas a CPFs e CNPJs irregulares já cadastrados.
Verificação constante:
Sempre que houver movimentação envolvendo uma chave Pix (registro, alteração, portabilidade ou reivindicação de posse), as instituições financeiras devem verificar a regularidade do CPF ou CNPJ na Receita Federal.
O Banco Central esclarece que a irregularidade considerada não está relacionada ao pagamento de tributos, mas sim à situação cadastral junto à Receita Federal.
Com as novas regras, o BC pretende dificultar golpes aplicados via Pix, que muitas vezes utilizam:
A medida busca proteger os cidadãos e o sistema financeiro, dificultando o uso de dados falsos ou inválidos por criminosos.
O BC acompanhará o cumprimento das novas regras pelas instituições financeiras e poderá aplicar penalidades em caso de descumprimento. Além disso, o próprio BC passará a monitorar e cruzar dados para identificar e solicitar a exclusão ou correção de chaves Pix com informações divergentes.
As mudanças são operacionais e não alteram a forma como pessoas e empresas realizam ou recebem Pix. Elas têm como foco reforçar a segurança e prevenir fraudes.
Para verificar a situação do seu CPF ou CNPJ, acesse o site da Receita Federal, onde também estão disponíveis orientações para regularizar documentos em situação irregular.
Matérias sob editoria da equipe de redatores do portal.