O Governo do Estado de Sergipe firmou um convênio no valor de R$ 928 mil para a qualificação de trabalhadores em máquinas e equipamentos agrícolas.
O treinamento será realizado pelo Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) e intermediado pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), por meio do Programa Qualifica Sergipe.
As capacitações devem começar ainda neste semestre.
O programa beneficiará 580 sergipanos, que terão a oportunidade de se aperfeiçoar em diversas áreas do setor agrícola, incluindo:
Segundo o secretário de Estado do Trabalho, Jorge Teles, os cursos atenderão os municípios produtores de grãos em Sergipe, garantindo capacitação para a nova realidade do setor.
"Firmamos um grande contrato com o Sest/Senat para qualificar profissionais na área da agricultura, preparando-os para os postos de trabalho tecnológicos que estão sendo criados no setor. O governo tem um olhar atento para essa área da economia, que está se expandindo rapidamente e exigindo profissionais cada vez mais qualificados", destacou o secretário.
A capacitação será realizada em estrutura moderna, com simuladores e equipamentos de alta tecnologia, permitindo que os alunos tenham contato direto com sistemas técnicos e gerenciais necessários para a operação no campo.
Os cursos serão distribuídos por 14 municípios sergipanos, garantindo que profissionais de diversas regiões tenham acesso à capacitação. As cidades beneficiadas incluem:
Aracaju, Boquim, Capela, Carira, Frei Paulo, Ilha das Flores, Itabaiana, Japaratuba, Lagarto, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora da Glória, Simão Dias e São Cristóvão.
Cada município receberá uma oferta variada de cursos, com cerca de 30 turmas e 20 alunos por turma.
A superintendente do Sest/Senat, Danielle Queiroz, destacou a crescente demanda por mão de obra qualificada no setor agrícola.
"Sergipe tem crescido bastante e se destacado no agro, mas os produtores enfrentam dificuldades na contratação de operadores agrícolas capacitados. O Governo do Estado, ao perceber essa necessidade, está investindo na qualificação profissional para preparar trabalhadores para essa nova realidade tecnológica no campo. Nossa intenção é expandir ainda mais a oferta após esses 580 beneficiados".
Matérias sob editoria da equipe de redatores do portal.