Em comemoração aos 170 anos de Aracaju, o Instituto Banese, por meio do Museu da Gente Sergipana, promoverá uma programação diversificada ao longo da semana que antecede o 17 de março.
A celebração incluirá exposição, lançamento de livro, palestras, oficinas, concerto, ação educativa e inauguração de nova instalação no museu.
10h - Abertura da exposição "Aracaju, 170 anos de amor por você" (em parceria com o Arquivo Público do Estado de Sergipe - Apes). A mostra, exibida no foyer do museu, apresenta registros fotográficos entre 1884 e 1937, permitindo ao visitante acompanhar a modernização e urbanização da cidade.
14h - Lançamento do livro "Resgate Tipográfico", organizado pelo Grupo de Pesquisa ‘Design, Cultura e Sociedade’ da Universidade Federal de Sergipe (UFS), sob coordenação da professora e designer gráfica Germana Gonçalves de Araújo.
14h - 15h - Palestra: "Memória Gráfica de Sergipe".
15h - 17h - Oficina de Impressão Tipográfica (voltada para estudantes e profissionais de Design Gráfico e interessados na área).
14h - 16h - Concerto didático-interativo do grupo de música medieval e renascentista Renantique, aberto para escolas agendadas e demais públicos interessados.
Ação educativa ‘A Data da Semana’, em alusão ao 17 de março de 1855.
Horários: 10h, 11h, 14h e 14h30.
Oficina de Xilogravura (14h, dia 14 de março)
Ministrada pelo artista plástico Emma.
Destinada a crianças a partir de sete anos (menores devem estar acompanhados dos pais).
Inauguração de nova instalação no Museu da Gente Sergipana.
O Museu da Gente Sergipana ganhará na próxima sexta-feira, 14, uma nova instalação, que irá compor a Sala Nossos Leitos, no pavimento superior do museu.
Trata-se da instalação ‘Querido Planeta Terra’, uma homenagem à história da sergipana Elica Silva, que enviou ao espaço uma carta de amor ao planeta Terra por meio do foguete da NASA.
A carta de Elica, escrita em cordel e inspirada no seu avô cordelista Zezé de Boquim, ficou entre as mil selecionadas num montante de 40 mil cartas escritas. Após viajar pelo espaço, a carta voltou para o endereço de Elica e a partir da próxima sexta passará a fazer parte do acervo permanente do Museu da Gente Sergipana.
Assim como as demais instalações do museu, ‘Querido Planeta Terra’ reúne tecnologia, interatividade, acessibilidade e sergipanidade.
Com informações do Governo de Sergipe
Matérias sob editoria da equipe de redatores do portal.