A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) lançou nesta segunda-feira, 31 de março, o edital nº 09/2025, voltado ao Programa de Bolsa de Produtividade em Pesquisa e Estímulo à Interiorização Científica e Tecnológica.
A iniciativa tem como objetivo descentralizar os investimentos em pesquisa, incentivando a atuação de pesquisadores no interior do estado, com exceção dos municípios de São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro.
A chamada pública conta com investimentos do Fundo Estadual para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funtec), gerido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).
O edital busca:
Segundo o diretor-presidente da Fapitec/SE, Alex Garcez, o edital reforça o compromisso da fundação com a inclusão científica regionalizada:
“Estamos demonstrando nosso compromisso em promover a inclusão e a igualdade de oportunidades para os pesquisadores e estudantes do interior do estado”.
Serão disponibilizados recursos financeiros e bolsas, conforme a seguir:
O secretário da Sedetec, Valmor Barbosa, destacou o papel do Funtec:
“O Funtec desempenha um papel fundamental na promoção do subsídio financeiro para a plena execução das pesquisas em nosso estado, fortalecendo a cadeia produtiva científica sergipana”.
Com informações da ASN
Matérias sob editoria da equipe de redatores do portal.