A partir da última sexta-feira (7 de março), o Escritório Regional da ONU Turismo no Brasil inicia suas atividades, com sede no Rio de Janeiro (RJ).
Esta é a primeira unidade da entidade na América e no Caribe, e seu objetivo será impulsionar o turismo regional, atrair investimentos e promover destinos brasileiros e de países vizinhos no cenário global.
O ministro do Turismo e presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, Celso Sabino, ressaltou a relevância do novo escritório para o setor.
"Hoje, damos início a um novo momento do turismo brasileiro, com o começo das atividades do primeiro escritório da entidade para a região das Américas e Caribe. O Brasil e os nossos vizinhos terão muito mais espaço no cenário global do turismo."
Com a chegada da unidade ao Brasil, a ONU Turismo passa a contar com apenas dois escritórios regionais no mundo, sendo o primeiro na Arábia Saudita e, agora, o segundo no Rio de Janeiro.
O Escritório Regional da ONU Turismo no Brasil terá diversas funções estratégicas, incluindo:
O diretor da unidade, Heitor Kadri, destacou a importância do trabalho que será realizado:
"Temos um importante caminho pela frente para desenvolver o turismo no Brasil, nas Américas e no Caribe, atraindo visitantes, investimentos e valorizando sempre nossa cultura e história."
Já o secretário-geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili, afirmou que a chegada do escritório ao Brasil é uma grande oportunidade:
"É um grande dia para a ONU Turismo. Vamos trabalhar para trazer muito mais turistas para cá. O Brasil é maravilhoso, e queremos mostrar isso para o mundo."
A escolha do Rio de Janeiro para sediar o primeiro escritório da ONU Turismo nas Américas não foi por acaso.
A cidade é um dos principais destinos turísticos do Brasil e porta de entrada de turistas estrangeiros.
Apenas em janeiro de 2025, o Rio recebeu 240.151 visitantes internacionais, um aumento de 46% em relação ao mesmo período do ano passado.
A secretária municipal de Turismo do Rio de Janeiro, Daniela Maia, comemorou a escolha:
"A presença da ONU Turismo no Rio é o reconhecimento da riqueza cultural, natural e histórica da nossa cidade. Estamos prontos para trabalhar juntos."
A vinda da ONU Turismo para o Brasil foi resultado de uma articulação intensa do governo brasileiro, liderada pelo ministro Celso Sabino, que apostou na cidade do Rio de Janeiro como sede da unidade.
"A unidade da ONU Turismo colocará o país definitivamente no cenário dos grandes players globais do setor, com planejamento e ações para o desenvolvimento sustentável de toda a região", afirmou Sabino.
Com informações do Ministério do Turismo
Matérias sob editoria da equipe de redatores do portal.