Imagem de Edar por Pixabay
O Brasil segue em crescimento no setor de turismo internacional. Nos dois primeiros meses de 2025, o país registrou a maior entrada de turistas estrangeiros da história, com um total de 2.810.553 chegadas entre janeiro e fevereiro.
O número representa um crescimento de 57% em relação ao mesmo período de 2024.
Em fevereiro de 2025, o país recebeu 1.326.884 turistas internacionais, um aumento de 59% em comparação ao mesmo mês do ano anterior.
Os dados foram divulgados pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur e a Polícia Federal.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou o crescimento do setor:
"O Brasil está vivendo um momento excepcional no turismo internacional. Estamos batendo todos os recordes, que até já haviam sido superados em 2024. Começamos 2025 com tudo e a expectativa é que esse cenário permaneça".
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, também ressaltou o impacto global do turismo brasileiro:
"Nos dois primeiros meses do ano, alcançamos patamares de visitação acima de qualquer projeção. O Brasil entrou na moda, viralizou. O mundo quer conhecer o Brasil da cultura, da diversidade e da democracia. Estamos transformando nosso potencial em realidade".
Os estados que mais receberam turistas internacionais foram:
Rio Grande do Sul – 347.186 chegadas;
São Paulo – 309.977 chegadas, impulsionado pelo Aeroporto de Guarulhos;
Rio de Janeiro – 262.108 visitantes estrangeiros;
Bahia – 24.254 viajantes, sendo Salvador a principal entrada do Nordeste.
Argentinos: A demanda seguiu em alta, com 662.694 argentinos entrando no Brasil em fevereiro, mais que o dobro do registrado no mesmo mês de 2024 (306.756).
Europeus: O fluxo de turistas da França, Portugal, Alemanha, Reino Unido e Itália aumentou 56% entre janeiro e fevereiro, totalizando 142 mil turistas no segundo mês do ano.
O ministro do Turismo destacou que a presença europeia no Brasil tem relação com a estratégia de promoção do país em eventos internacionais:
"A ampliação do nosso trabalho em feiras como a Fitur, em Madri, mostra que estamos conseguindo posicionar o Brasil como um destino viável, seguro e atraente para um mercado exigente. O protagonismo do Brasil no turismo global é inegável".
Matérias sob editoria da equipe de redatores do portal.