O anúncio da inclusão das feiras de negócios no Calendário de Eventos Estratégicos da cidade de São Paulo foi realizado, na quarta-feira (24), pelo prefeito Ricardo Nunes, junto com Gustavo Pires, presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), de Paulo Octávio, presidente da União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (Ubrafe), e de Luciane Leite, secretária executiva de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.
Feira do Empreendedor em São Paulo / Divulgação/Sebrae
O objetivo é, visando impulsionar e promover ainda mais a realização de feiras e eventos na cidade.
Segundo Paulo Octávio, a capital sediou 1.286 eventos de grande e médio porte em 2023, que atraíram aproximadamente 6,6 milhões de visitantes. Destes, 70% eram moradores locais e 30% vieram de outros estados e países.
A receita gerada apenas com hospitalidade, incluindo gastos como gasolina, passagens, hotéis, táxis e alimentação, alcançou R$ 10 bilhões em São Paulo. Hoje, 46% dos voos para São Paulo são para negócios e a cidade sedia 75% das feiras do país.
São Paulo incorporou diversas feiras ao seu Calendário de Eventos Estratégicos, reforçando seu papel como um centro importante para negócios e eventos. Entre os eventos adicionados, destacam-se:
- ABCasa Fair
- Abrin
- Intermodal South America
- Expo Revestir
- Feicon
- Anuga Brazil
- Fruit Attracion São Paulo
- M&T Expo
- Feimec
- Apas Show
- BFShow
- Hospitalar
- FCE Cosmetiques
- Exposec
- Fispal Food Service e Fispal Sorvetes
- Natural Tech
- Eletrolar Show
- Mega Artesanal
- Escolar Office Brasil
- Intersolar South America
- Beauty Fair 2024
- Pro Wine São Paulo
- Futurecom
- Brasil Game Show
- Reatech
- Fenatran
Essas feiras abrangem uma ampla gama de setores e atraem um grande número de visitantes nacionais e internacionais, gerando significativas receitas de hospitalidade e fortalecendo a economia local de São Paulo.