Durante os meses de março e abril, 1.013 municípios devem atualizar sua participação no programa.
Aqueles que não realizarem a renovação dentro do período determinado serão removidos automaticamente do Mapa do Turismo Brasileiro.
É crucial estar atento aos prazos para essa atualização, pois o processo de recadastro é mandatório.
Desde o ano passado, a plataforma já está aberta tanto para a renovação quanto para o registro de novos municípios.
Atualize o cadastro AQUI.
Para auxiliar os municípios, regiões e estados a não perderem o prazo, o Ministério do Turismo está emitindo notificações via Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro – SISMAPA 2.0, com 60 dias de antecedência à data de vencimento dos registros.
A participação no Mapa do Turismo Brasileiro é aberta a todos as cidades do país, contanto que observem os critérios estabelecidos na Portaria Ministerial nº 41/2021, os quais foram construídos em conjunto com as Unidades da Federação.
Além disso, os estados e o DF podem estabelecer exigências adicionais, que devem ser igualmente respeitadas.
Posteriormente ao preenchimento das informações, municípios, estados e o Distrito Federal, por meio de seus órgãos oficiais de turismo, têm até 30 dias corridos para revisar e homologar os cadastros no sistema SISMAPA e enviar para aprovação do Ministério do Turismo.
A Pasta tem até 15 dias corridos para realizar a aprovação e publicá-lo no Mapa do Turismo.
Após a inclusão, o cadastramento terá validade por 01 (um) ano.
No site mapa.turismo.gov.br os gestores têm acesso, podem acompanhar os resultados e gerar relatórios em formatos como Excel, PDF e Dashboard, o que simplifica a visualização das informações cadastradas pelo SISMAPA.
Com informações do Ministério do Turismo