>

11/02/2025 17:40

Compartilhe:

Replica do caranguejo na Orla da Atalaia

Sergipe conquistou a terceira melhor posição no ranking do turismo nacional em 2024, segundo um estudo realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE).

A análise revelou um crescimento expressivo no setor, resultado das ações de promoção e incentivo ao turismo implementadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

Avanço e impacto no setor

O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, destacou que o avanço é fruto do intenso trabalho de divulgação do destino Sergipe nos principais mercados turísticos do país.

“Nunca se viu tantos turistas no estado como nos últimos dois anos. A gestão do governador Fábio Mitidieri tem o turismo como um dos pilares da economia, impulsionando a geração de empregos e renda, afirmou.

O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac de Sergipe, Marcos Andrade, também comemorou os resultados, ressaltando o crescimento contínuo do setor ao longo de 12 meses consecutivos.

"Temos esse estudo em parceria entre os Conselhos de Turismo da Fecomércio São Paulo e o de Sergipe, e essas informações compartilhadas servem para que possamos estudar com detalhes a movimentação das nossas atividades relacionadas ao turismo, que têm sido muito impactadas positivamente. Já estamos em forte crescimento há um ano, diante da variação anual passada", Marcos Andrade. 

Ele destacou ainda o impacto positivo do turismo de eventos, que tem fortalecido a ocupação hoteleira e movimentado espaços como o Centro de Convenções.

Análise dos dados

O estudo, realizado em parceria com a Fecomércio/SP, revelou que, até novembro de 2024, o turismo sergipano cresceu 9% no acumulado do ano, ficando atrás apenas de Minas Gerais e Bahia.

O percentual de crescimento é quase o dobro da média nacional, que registrou 4,6% de elevação no faturamento do turismo.

Principais números do turismo em Sergipe em 2024:

  • Aumento mensal de novembro de 2024: +9,7% em comparação a novembro de 2023
  • Investimento no setor entre janeiro e novembro: R$ 560 milhões
  • Gasto turístico no estado em novembro: R$ 57,3 milhões

Crescimento dos setores ligados ao turismo:

  • Hotelaria: +35,38%
  • Locação de veículos: +26,65%
  • Artesanato local: +22,90%
  • Comércio de alimentos: +25,55%
  • Vendas no varejo: +20,81%
  • Vendedores ambulantes: +8,85%

Os resultados evidenciam o fortalecimento de Sergipe como destino turístico, impulsionado por iniciativas estratégicas e investimentos no setor. 

 

Com informações do Governo de Sergipe

Da redação

Da redação -

Aracaju Magazine

Matérias sob editoria da equipe de redatores do portal. 

Nos acompanhe por e-mail!