A montagem da estrutura do Arraiá do Povo e da Vila do Forró segue em ritmo acelerado e já está 70% concluída. Neste ano, o evento realizado pelo Governo do Estado traz o teatro como uma das novidades na vila, além da ampliação do palco e a Casa da Sergipanidade.
Desde o último dia 3 de maio, mais de 100 funcionários trabalham diariamente para erguer o espaço do maior festejo junino do estado e o maior arraiá à beira mar do país, localizado na praça de Eventos da Orla da Atalaia.
A previsão é de que, até o próximo fim de semana, a área seja entregue para os 60 dias de festa, que começam dia 30 de maio.
O Arraiá do Povo e a Vila do Forró são uma realização do Governo de Sergipe, que, por meio dos eventos, estimula o posicionamento do estado entre os principais destinos turísticos do país durante o ciclo junino, reforçando o título de ‘País do forró’ para Sergipe, ao tempo em que movimenta diversos segmentos da economia.
O presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), Gustavo Paixão, destaca que, a cada ano, a gestão estadual busca melhorar ainda mais a estrutura dos festejos em Sergipe, para dar, além de comodidade, mais atrativos para sergipanos e turistas que vêm aproveitar a programação.
“Para isso, tomamos todos os cuidados no sentido de, principalmente, e antes de mais nada, garantir a segurança desses espaços”, pontua.
Segundo o gestor, neste ano, somente no Arraiá do Povo, serão 701 atrações, sendo 635 sergipanas e 66 artistas nacionais.
"Além disso, teremos uma estrutura muito bem-organizada na Vila do Forró, com teatro, uma cidade cenográfica, bares, lanchonetes, espaço para a economia solidária e artesanatos, roda gigante, banheiros, entre muitas outras coisas que, com certeza, repetirão o sucesso dos anos anteriores e até mais. Justamente por tudo isso temos sido criteriosos a respeito de cada detalhe", destaca o presidente.
De acordo com o coordenador de Eventos da Funcap, Daniel Cabral, grande sucesso das vilas temáticas anteriores, o teatro foi introduzido pela primeira vez na programação. Este ano, também haverá a inédita Casa da Sergipanidade, com aulas-show de gastronomia sergipana. Uma proposta semelhante à Fábrica de Chocolate da Vila da Páscoa.
“Serão aulas-show em que os visitantes acompanharão no restaurante e poderão degustar um pouco da culinária sergipana”, ressalta.
A quantidade de entradas para o Arraiá do Povo também foi ampliada para 70 disciplinadores, que são gradis posicionados para o acesso à arena. “Isso dará maior conforto porque diminuirá as filas. Eles estarão posicionados na entrada A, ao lado da Vila do Forró, e na entrada B, ao lado da pista de skate”, detalha o coordenador.
O Palco Rogério também terá mudança. Este ano, ele será erguido com 42 metros, dez a mais que ano passado, e três metros de altura. Segundo Daniel, a cenografia promete surpreender.
“Será uma ornamentação mais imponente, mais bonita ainda que a do ano passado, quando homenageamos a renda irlandesa. O Palco Rogério é uma atração à parte. Já são três edições do Arraiá do Povo desta gestão e, a cada ano, ele vem superando na decoração e na estrutura”, antecipa o gestor, resguardando a surpresa para o dia da entrega.
O Palco 360 graus, utilizado durante a programação do Verão Sergipe de 2025, também comporá a estrutura do Arraiá do Povo deste ano. Durante os intervalos entre um show e outro, artistas sergipanos darão sequência à festa na noite.
“Ele [o palco 360º] valoriza a prata da casa, porque são atrações 100% sergipanas. Sobre o Palco Rogério, só posso adiantar que realmente ficará muito bonito, com um tema que homenageia o Nordeste, em especial Sergipe”, pontua Daniel.
O Arraiá do Povo agrupa cenários como o Corredor Cultural, que será montado novamente. Com mais de 100 metros de comprimento, 40 a mais do que no ano passado, o corredor, que ficou conhecido como área instagramável, destacará o turismo e a cultura de Sergipe.
“Por meio dele, o público fará uma viagem dentro do estado, enquanto se dirige à entrada do evento. Sempre que passarem pela Vila do Forró, as pessoas o acessarão”, salienta o diretor.
Como a cada ano há um incremento, a estrutura da cidade cenográfica deste ano também foi reforçada para receber a vila temática, a igreja e a casa de taipa. Assim como na Vila da Páscoa, no Arraiá do Povo também haverá praça de alimentação.
Com informações da ASN
Matérias sob editoria da equipe de redatores do portal.