Foto: Marcelle Cristinne/PMA
Aracaju amplia vacinação contra a gripe para o público com seis meses de idade ou mais, nas unidades de saúde pública.
A ampliação da campanha segue orientação do Ministério da Saúde e está sendo executada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal e reduzir complicações causadas pelo vírus Influenza, sobretudo durante o período de maior incidência de síndromes respiratórias.
Segundo Clarissa Franco, referência técnica da Rede de Frio da SMS, cerca de 70 mil doses da vacina estão disponíveis nas unidades de saúde do município.
Mesmo com a ampliação para o público geral, a SMS mantém atenção especial aos grupos mais vulneráveis, como:
De acordo com Larissa Ribeiro, da assessoria técnica do Programa de Imunização da SMS, não haverá reposição de doses extras para o público geral, sendo fundamental assegurar a vacinação dos grupos prioritários.
A vacinação está sendo realizada em todas as 45 Unidades de Saúde da Família (USFs) de Aracaju, nos seguintes horários:
Até o último sábado, 49.177 doses haviam sido aplicadas, o que representa apenas 19,82% da meta estabelecida para a campanha. A ampliação tem como objetivo reverter esse cenário e evitar o agravamento de casos respiratórios durante o período chuvoso.
A população deve comparecer aos postos com documento de identificação e, se possível, o cartão de vacinação. A vacina é gratuita e uma das principais formas de prevenção contra complicações graves da gripe, especialmente em crianças, idosos e pessoas com comorbidades.
Matérias sob editoria da equipe de redatores do portal.