O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), vinculado à Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), está mobilizando a população para reforçar o estoque de sangue dos tipos AB e B negativo, considerados raros.
Enquanto os demais grupos sanguíneos estão dentro dos níveis normais, esses dois tipos precisam de doações urgentes.
A superintendente do Hemose, Fernanda Kelly, destaca a importância da participação dos doadores.
“Estamos lançando um apelo especial para aqueles que possuem esses tipos sanguíneos, pois são essenciais para garantir o atendimento de pacientes em estado crítico. Se a pessoa pertence a um desses grupos raros, sua doação pode ser fundamental para salvar vidas”, reforça.
No Brasil, os tipos sanguíneos mais comuns são O e A, que abrangem 87% da população. O grupo B corresponde a 10%, enquanto o AB representa apenas 3%.
O sangue coletado no Hemose é utilizado para urgências e emergências, controle de hemorragias, além de atender pacientes com anemias hereditárias e em tratamentos oncológicos, que necessitam de transfusões frequentes.
Para realizar a doação, o voluntário deve atender aos seguintes critérios:
Mais informações podem ser obtidas e agendamentos podem ser feitos pelos telefones (79) 3225-8019 ou (79) 3225-8039.
Até o dia 25 de fevereiro, o Hemose está com um ponto de coleta externo no Shopping Jardins, facilitando o acesso dos doadores.
A iniciativa busca ampliar o número de doadores e garantir o abastecimento dos estoques de sangue, fundamentais para o atendimento de diversas demandas hospitalares.
Matérias sob editoria da equipe de redatores do portal.